Primeiramente, o que é a certificação PBQP-H?
A certificação PBQP-H consiste em um selo oferecido pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat. Esse programa desenvolvido pelo Governo Federal ainda em meados de 1991, tem como objetivo normatizar os principais processos realizados na construção civil.
Uma das metas do programa é elevar a qualidade dos projetos e de sua execução. Para tanto, foram trazidos novos conceitos de gestão e de organização que devem ser observados pelas empresas de engenharia e de construção.
Uma das vantagens da certificação PBQP-H, além de uma percepção melhor por parte do mercado e dos consumidores, é a participação da empresa em programas do governo. No Minha Casa Minha Vida, a título de exemplo, as construtoras certificadas têm direito a mais cartas de crédito. Além disso, há benefícios relacionados a créditos do BNDES e licitações.
Para quem a certificação PBQP-H é indicada?
Engana-se quem pensa que somente grandes construtoras podem receber a certificação PBQP-H. Ela é oferecida independentemente das proporções do negócio. O foco está centrado na qualidade dos processos e não na sua abrangência.
A propósito, as pequenas e médias empresas que obtêm o selo são as maiores beneficiadas. Afinal de contas, elas ganham autoridade e aumentam as suas chances de crescimento e relevância diante da concorrência.
Além do mais, um certificado como esse demonstra elevação no nível de maturidade profissional nos negócios realizados. Essa solidez pode fazer a empresa competir pela conquista de grandes projetos com maiores chances de sucesso.
Como obter a certificação PBQP-H?
Os pré-requisitos para participar do programa são basicamente 3:
- Possuir Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) em nome da empresa;
- Possuir no mínimo uma obra em andamento para realização da auditoria (com responsabilidade global da obra e não somente parcial);
- Cumprir com todas as exigências do Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil, o SIAC.
A partir desses itens, pode ser dada a entrada no pedido da certificação PBQP-H. São eles:
- Envio da declaração de interesse em se inscrever no programa, direcionada ao Ministério das Cidades;
- Implementação do SIAC. As normas são diversas e você deve conhece-las a fundo. Como exemplos, podemos considerar: seguir as instruções do INMETRO, ter responsabilidade na gestão de qualidade e de recursos, desenvolver planejamentos de obras bem elaborados, entre outros;
- Escolha de um bom software de gestão, que não é obrigatório mas é altamente recomendável para conquistar a certificação;
- Realização da pré auditoria, assim que a implementação do SIAC é concluída;
- Auditoria final, com demonstração das correções realizadas após a pré auditoria.
Principais erros a serem evitados
Dentre os principais erros que costumam comprometer a obtenção da certificação PBQP-H, estão:
- Procedimentos de execução diferentes do projeto ou que não estejam claramente descritos;
- Falta de controle sobre a qualidade das matérias primas e sua rastreabilidade;
- Armazenamento impróprio de materiais;
- Falta de verificação periódica nos dispositivos de medição;
- Descrição de funções dos recursos humanos que não condizem com as práticas do dia a dia;
- Falta de treinamento para a equipe responsável pela execução da obra;
- Falhas no manual de qualidade referente à norma auditada, tais como contradições e incongruências nas informações.
Fonte: https://psasistemas.com.br/qualidade/importancia-da-certificacao-pbqp-h-na-construcao-civil/